O que é PFF?

PFF significa Peça Facial Filtrante. Os PFF são respiradores ("máscaras") considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e por isso têm sua capacidade filtrante certificada, diferentemente das máscaras de tecido.

Os filtros são capazes de evitar a inalação de poeiras, gases, fumaças e substâncias, constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas em camadas e com tratamento eletrostático para reter partículas.

A PFF2 têm por volta de 94/95% de eficiência na filtragem, e por isso são recomendadas para a proteção contra a COVID-19. 

Como colocar e retirar com segurança?

Esse tutorial serve para praticamente todos os modelos de PFF2. Você pode e deve treinar algumas vezes, até ganhar prática.

Posso usar mais de uma vez?

Deve! Apesar da embalagem afirmar que são descartáveis, já sabemos que é possível fazer um reuso seguro.

O método mais recomendado é deixar "descansando" por entre 3 e 7 dias para inativar possíveis vírus na superfície. Por isso, recomendamos a "semaninha": pendurar em ganchos ou guardar em envelopes de papel, numerados, e alternar o uso entre elas.

 

Não utilize nenhum produto para higienizá-las.

Posso lavar ou borrifar álcool?

Não! Nenhum produto pode ser utilizado para higienizar, porque eles danificam a camada eletrostática, importante para a proteção. Não precisa se preocupar: os dias de descanso são suficientes.

Por quantas horas posso usar?

O uso recomendado é de oito horas, mas não significa que você fica totalmente sem proteção após esse período.

O uso de PFF2 pode fazer mal à saúde?

Isso é boato. Elas não te intoxicam com CO2 e não reduzem a oxigenação nem mesmo durante exercícios físicos de alta intensidade. Pelo contrário: elas são uma excelente forma de proteção à sua saúde, principalmente aliadas a distanciamento e boa ventilação.

Sinto cheiros enquanto uso. É falsa?

Não! Elas não têm essa função, apenas as que recebem uma camada extra de carvão ativado. É esperado continuar sentindo cheiros externos com elas.

Como verificar se minha PFF2 é verdadeira e certificada?

Alguns detalhes podem ser vistos na embalagem: elas nunca têm costura à linha e não são laváveis (se a embalagem diz isso, é falsa!). No Brasil, os modelos também não têm elásticos atrás das orelhas. Procure pelo número do Certificado de Aprovação (C.A) na embalagem e confira em consultaCA.com se está válido e se as características físicas correspondem ao seu produto.

Onde comprar?

Procure em lojas de material de construção, lojas de tintas e lojas de material hospitalar. Farmácias não são as lojas mais indicadas.

O site pffparatodos.com tem lojas online e físicas em todo o país.

A conta do Twitter @estoque_pff faz uma curadoria de ofertas.

Essas máscaras são caras?

O preço médio e justo delas varia entre 2 e 10 reais. Sim, muitas lojas aumentaram o valor com o aumento da procura, mas é bem possível encontrar dentro dessa faixa.

As de tecido não servem mais?

Recomendamos o uso de respiradores PFF principalmente em espaços fechados e pouco ventilados como supermercados, salas de aula e transportes.

As máscaras de tecido são opções para ambientes de menor risco, como parques e caminhadas ao ar livre, sempre sem aglomeração.

Procure máscaras de pelo menos três camadas de tecidos firmes (não elásticos!), sem costuras frontais (toda costura com linha abre espaço para a entrada de ar contaminado!) e, de preferência, com clipe nasal. Você pode adaptar um arame de pão colado na parte do nariz para moldar melhor a máscara ao rosto.

Posso usar uma cirúrgica e uma de tecido juntas?

Elas não são equivalentes a uma PFF2, mas podem ser utilizadas ao mesmo tempo para aumentar sua proteção. A cirúrgica deve sempre ficar por dentro e a de tecido por cima, para melhorar a vedação.

E as de tecidos antivirais?

O tecido antiviral, mesmo com laudo e certificação, não te protege de "respirar" o ar contaminado com vírus, já que ele inativa com o tempo de contato. Ou seja: funciona para aquelas partículas que já foram retidas pela sua máscara. O que você deve buscar em uma proteção é a sua capacidade de filtrar o ar!

A professora de biossegurança Mel Markoski fez um alerta para o risco individual e ambiental dos íons de prata presentes nesses tecidos. 

Por que #PFFparatodos?

Nesse momento da pandemia, entendemos que o acesso e distribuição de PFFs por e para toda a população é essencial para a diminuição do contágio, e o perfil @pffparatodos iniciou essa belíssima campanha.

Tenho mais dúvidas! Onde

posso tirar?

Nossos perfis nas redes sociais (@qualmascara no Twitter e no Instagram e /qualmascara no Facebook) respondem às dúvidas que nos trazem com explicações simples e visuais. Dá uma olhada por lá!

Você também encontra muitas respostas nos perfis do Twitter @vitormori, @pffparatodos, @estoque_pff, @fvguima, @melmarkoski e @ethelmaciel.

Esse infográfico aponta vários detalhes para os quais você deve se atentar.